A expectativa de vida vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, na década de 60, essa marca era de 62 anos; hoje, ultrapassa os 71. Mas como viver bem durante a velhice? Preparando-se desde a juventude!
As atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem na chamada terceira idade e os hábitos saudáveis mostrarão seus frutos nessa fase, podendo transformá-la na melhor idade.
Nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente. Os exercícios físicos adequados e boa alimentação mantêm o organismo ativo e ajudam a prevenir doenças.
Nutrição e envelhecimento...
Exemplos de mudanças físicas provocadas pelo envelhecimento que afetam a nutrição:
Exemplos de mudanças físicas provocadas pelo envelhecimento que afetam a nutrição:
TRATO DIGESTÓRIO: Os intestinos perdem a força muscular, o que resulta em motilidade retardada, levando a constipação intestinal. Inflamação do estômago, crescimento bacteriano anormal e grande redução do débito de ácido clorídrico prejudicam a digestão e absorção de nutrientes. As dores podem causar recusa de alimentos ou ingestão reduzida.
COMPOSIÇÃO CORPORAL: Perda de peso e declínio da massa corporal magra. Pode ser evitável ou reversível com prática de atividades físicas.
ÓRGÁOS SENSITIVOS: A diminuição do olfato e paladar podem reduzir o apetite; visão diminuída pode dificultar a compra e preparação dos alimentos.
DICAS PARA UMA MELHOR ALIMENTAÇÃO:
-Tenha uma alimentação rica em antioxidantes: os antioxidantes são substâncias encontradas nos alimentos naturais que retardam o envelhecimento celular. Ingira frutas frescas e hortaliças diariamente.
-Gorduras: os ácidos graxos essenciais, conhecidos como boas gorduras devem fazer parte da sua alimentação. As melhores fontes são: cereais integrais, sementes, nozes, grãos de soja, verduras de folhas verde-escuras, linhaça, moranga, girassol, gergelim e peixes .
-Evite álcool e café: quantidades excessivas de cafeína e álcool desidratam o corpo.
-Evite excesso de sal. Prefira temperar seus pratos com tempero verde, orégano, pimenta e evite alimentos muito condimentados.
-Inclua fibras na sua dieta. Elas mantêm o trato intestinal em funcionamento normal, ajudam a eliminação dos resíduos do corpo e são ótimas para prevenir diabetes e colesterol alto. Frutas frescas, linhaça, gergelim, aveia, farelo, verduras, brotos, cereais integrais, são boas fontes de fibras.
-Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção em horários de risco.
-Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, previne a osteoporose, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse e a depressão.
-Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
-Pratique atividades de lazer, como passear, ler, viajar, fazer amigos e dançar. Tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.
“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Referência: Da gestação ao Envelhecimento: Márcia Regina Vitolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário