quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Constipação Intestinal

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Refere-se a uma mudança no hábito intestinal diário, principalmente uma alteração na motilidade intestinal ou dificuldade ao evacuar.


 A constipação intestinal é definida como a ocorrência de qualquer uma das seguintes manifestações, independentemente do intervalo entre as evacuações: eliminação de fezes duras ou em cíbalos, na forma de seixos ou cilíndricas com rachaduras; dificuldade ou dor para evacuar; eliminação esporádica de fezes muito volumosas ou freqüência de evacuações inferior a três por semana, exceto em crianças em aleitamento materno.


A constipação é normalmente causada por uma quantidade
insuficiente de líquidos e fibras na dieta.
A constipação intestinal é um sintoma muito comum. Sua elevada incidência está frequentemente associada à dieta inadequada, sedentarismo, medicamentos, alterações endócrinas e metabólicas, além de doenças colônicas, neurológicas, distúrbios psiquiátricos e causas idiopáticas
As principais causas da constipação são:
  • Motoras: Síndrome do cólon irritável, uso crônico de laxativos, alimentação inadequada, lesões neurológicas, sedentarismo, desequilíbrio hidroeletrolítico, hipotireoidismo e efeito colateral de medicamentos, como antiácidos (com cálcio e alumínio), antiespasmódicos, diuréticos, analgésicos, anticonvulsivantes e antidepressivos.
  • Mecânicas: Tumores benignos e malignos, diverticulite, colite isquêmica e compressão extrínseca. Devem ser consideradas, também, as afecções proctológicas que dificultam a evacuação.
  • Funcionais: É a forma mais comum da constipação em nosso meio. Queixas, com duração de no mínimo 12 semanas, não necessariamente consecutivas, durante o último ano de menos de três evacuações por semana; fezes duras ou sensação de evacuação incompleta em pelo menos 25% das evacuações; dificuldade para evacuar em pelo menos 25% das evacuações e necessidade de manipulação digital para facilitar a saída das fezes.
A ingestão de fibras na dieta, com o aumento do consumo de frutas, vegetais e grãos integrais, além do aumento do consumo de água é a primeira medida recomendada. Se não se mostra suficiente, um suplemento comercial com fibras pode ser utilizado. (WANNMACHER, 2005).
Tire sua dúvida:
Concentração de fibra alimentar por 100g do alimento
Alimento (100g)
Quantidade de fibra alimentar (g)
Alface crespa
1,2
Arroz branco
0,3
Arroz integral
1,8
Banana
2,6
Cenoura crua
2,8
Ervilha
2,8
Farelo de aveia
15,4
Farelo de arroz
49,69
Farelo de trigo
42,80
Feijão
6,4
Goiaba
5,4
Laranja
2,4
Maçã com casca
2,4
Maçã sem casca
1,3
Macarrão integral
2,8
Macarrão comum (ovos)
1,1
Manga
1,8
Tomate
1,2
Repolho
2,3
Rúcula
1,6
Semente de linhaça *
33,5
FONTE: Tabela de Composição Química dos Alimentos da UNIFESP.
            * Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos – TACO.

Como prevenir  e tratar a constipação intestinal?
Alimente-se em horários regulares de 3 em 3 horas;
Mastigue bem os alimentos;
Prefira refeições variadas, ricas em frutas, verduras e cereais;
Reduza a quantidade de gordura animal e trans ingerida;
Evite bebidas alcoólicas;
Evite alimentos que levem a produção excessiva de gases, como: brócolis, cebola, couve-flor, feijão;
Beba bastante líquido, em torno de 2 litros por dia;
Tente determinar um horário específico para evacuar ;
Obedeça sempre que possível à vontade de evacuar;
Evitar distrações durante a evacuação, como ler revistas, jornais, falar ao telefone etc;
Pratique exercício físico regularmente;
Não utilize laxantes por conta própria. Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, procure um profissional da saúde!

Receitinha rica em fibras dietéticas:

RAÇÃO HUMANA:
Receita:
- 250 g de fibra de trigo
- 125 g de leite de soja em pó
- 125 g de linhaça marrom
- 100 g de açúcar mascavo
- 100 g de aveia em flocos
- 100 g de gergelim com casca
- 75 g de gérmen de trigo
- 50 g de gelatina sem sabor comprada em casa de produtos naturais
- 25 g de guaraná em pó
- 25 g de levedo de cerveja
- 25 g de cacau em pó

Modo de fazer
Misture bem todos os ingredientes da receita, deposite em um pote, feche bem e guarde
na geladeira longe da luz solar. A receita rende 1 kg e possui validade de 2 meses.
____________________________________________________________________________
Referências
RODRIGUEZ, T.N; ROCHA, E.C.V; ZANANDRÉA, E.F. Síndrome da Obstipação Intestinal, Revista  Brasileira de  Medina, v. 61,  p.174-80, 2004.
DUKAS, L; WALTER, C.W; GIOVANNUCCI, E.L. Association Between Physical Activity, Fiber Intake, and Other Lifestyle Variables and Constipation in a Study of Women. American  Journal Gastroenterology, v.98, p.

sábado, 27 de agosto de 2011

Envelhecer....com SAÚDE


A expectativa de vida vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, na década de 60, essa marca era de 62 anos; hoje, ultrapassa os 71. Mas como viver bem durante a velhice? Preparando-se desde a juventude!

As atitudes que tomamos ao longo da vida se refletem na chamada terceira idade e os hábitos saudáveis mostrarão seus frutos nessa fase, podendo transformá-la na melhor idade.
Nunca é tarde para começar a cuidar do corpo e da mente. Os exercícios físicos adequados e boa alimentação mantêm o organismo ativo e ajudam a prevenir doenças.

Nutrição e envelhecimento...
Exemplos de mudanças físicas provocadas pelo envelhecimento que afetam a nutrição:


TRATO DIGESTÓRIO: Os intestinos perdem a força muscular, o que resulta em motilidade retardada, levando a constipação intestinal. Inflamação do estômago, crescimento bacteriano anormal e grande redução do débito de ácido clorídrico prejudicam a digestão e absorção de nutrientes. As dores podem causar recusa de alimentos ou ingestão reduzida.

COMPOSIÇÃO CORPORAL: Perda de peso e declínio da massa corporal magra. Pode ser evitável ou reversível com prática de atividades físicas.

ÓRGÁOS SENSITIVOS: A diminuição do olfato e paladar podem reduzir o apetite; visão diminuída pode dificultar a compra e preparação dos alimentos.


DICAS PARA UMA MELHOR ALIMENTAÇÃO:

-Tenha uma alimentação rica em antioxidantes: os antioxidantes são substâncias encontradas nos alimentos naturais que retardam o envelhecimento celular. Ingira frutas frescas e hortaliças diariamente.
-Gorduras: os ácidos graxos essenciais, conhecidos como boas gorduras devem fazer parte da sua alimentação. As melhores fontes são: cereais integrais, sementes, nozes, grãos de soja, verduras de folhas verde-escuras, linhaça, moranga, girassol, gergelim e peixes .
-Evite álcool e café: quantidades excessivas de cafeína e álcool desidratam o corpo.
-Evite excesso de sal. Prefira temperar seus pratos com tempero verde, orégano, pimenta e evite alimentos muito condimentados.
-Inclua fibras na sua dieta. Elas mantêm o trato intestinal em funcionamento normal, ajudam a eliminação dos resíduos do corpo e são ótimas para prevenir diabetes e colesterol alto. Frutas frescas, linhaça, gergelim, aveia, farelo, verduras, brotos, cereais integrais, são boas fontes de fibras.
-Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção em horários de risco.
-Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, previne a osteoporose, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse e a depressão.
-Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
-Pratique atividades de lazer, como passear, ler, viajar, fazer amigos e dançar. Tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.


“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Referência: Da gestação ao Envelhecimento: Márcia Regina Vitolo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Hipertensão Arterial

O que é Hipertensão Arterial?

O coração funciona como uma bomba, impulsionando o sangue, cuja função é levar oxigênio e nutrientes para todo o corpo, através das artérias, que são tubos musculares. Chamamos de pressão arterial, aquela que o sangue exerce contra as paredes das artérias.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) os valores admitidos são:

120x80mmHg =>  ótima
130x85mmHg => limítrofe

> Valores pressóricos superiores a 140x90mmHg denotam Hipertensão Arterial


=> QUAIS SÃO OS SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS?
A hipertensão normalmente é assintomática, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas como: Dor de cabeça matinal localizada um pouco acima da nuca, tonteiras, sangramento nasal, opressão no peito e cansaço.

Se não for tratada, pode ocasionar       =>     lesões nas artérias de todo o organismo.
Contribui para o agravamento da aterosclerose, provocando doenças graves como: acidentes vasculares cerebrais (derrame cerebral), infarto do coração, angina do peito, arritmia, insuficiência cardíaca, doenças vasculares periféricas, doença da retina, insuficiência renal.


RECOMENDAÇÕES:
Evite excessos alimentares, principalmente sal de cozinha, álcool, açúcares e gorduras

Diminua o consumo de alimentos com alto teor de colesterol, como: manteiga, banha, bacon, gema de ovo, gordura de coco, peles de aves, chocolate, frituras e demais gorduras de origem animal

Controle o estresse e o peso corporal
Não fume

Pratique exercícios adequados regularmente, sob supervisão médica

• Não tome medicamentos sem orientação médica
Ø       Lembre-se: temperos prontos e caldos industrializados apresentam elevadas quantidades de sal. Fique atento aos rótulos e informação nutricional presente nos alimentos.


SUBSTITUA O SAL DE COZINHA:
Mix de Ervas

Ingredientes:

2 colheres de chá de alho em pó
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de raspa de limão ralada

Preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador. Armazenar em um recipiente para sal e utilizar como substituto deste na hora de temperar os alimentos.



Dica: Acrescentar alguns grãos de arroz para evitar que fique empedrado

 REFERENCIA: Sociedade Brasileira de Cardiologia

domingo, 7 de agosto de 2011

Alimentos Germinados

Comida Viva: conheça seus benefícios!

Os grãos germinados ou alimentos vivos, como são conhecidos, são considerados alimentos bioativos, ou seja, ativam a vida. Eles recebem esta denominação devido ao alto valor nutricional que possuem.

Ricos em nutrientes os grãos germinados proporcionam muitos benefícios em nosso organismo. Eles podem ter um potencial de vitaminas e minerais até 20 vezes maior que um grão comum, proporcionando uma alimentação muito mais completa.

Estes alimentos são uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12, além de possuírem uma série de outras vitaminas e minerais. Agregam o título de antioxidante, ou seja, alimento que tem o poder de proteger nossas células.


Os alimentos germinados podem ser utilizados em vários tipos de preparações. Podem ser adicionadas a iogurte, sucos, saladas, frutas ou ainda em pães, sopas, massas e sobremesas, além de serem muito decorativos.


Cultive em casa: São múltiplos os grãos passíveis de germinar, dos quais se destacam os cereais, as leguminosas, como feijão e soja e mucilagens.

Para escolher os grãos que se pretende germinar, é importante que os grãos sejam frescos, integrais e não devem ser descascados ou descortiçados.