Alimentação x Estética
Muitos são os problemas estéticos que incomodam mulheres e homens. Dentre estes estão a flacidez, estrias, celulite, gordura localizada e envelhecimento cutâneo. A boa notícia é que, por meio da escolha de um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada, podemos previnir e amenizar muitos destes problemas.
Saiba um pouco mais:
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
O envelhecimento da pele ocorre devido a fatores genéticos e a fatores ambientais, sendo que a alimentação é a opção mais facilmente modificável, que pode auxiliar a combater os radicais livres produzidos pelo estresse do nosso dia-a-dia.
O envelhecimento cutâneo pode ser prevenido através do controle da exposição solar, consumo de álcool moderado, dieta rica em antioxidantes, fibras dietéticas e hidratação satisfatória. Com a alimentação adequada, nossas células irão receber os nutrientes que vão neutralizar a ação negativa dos radicais livres produzidos por qualquer causa, seja pela poluição, excesso de atividade física, estresse, ou mesmo os danos provocados pelos radicais produzidos normalmente pelo nosso organismo.
FLACIDEZ
Ganho de peso, sedentarismo, fumo e dietas radicais desequilibradas são algumas causas da flacidez. Para a prevenção, deve-se evitar grandes oscilações de peso e manter uma dieta balanceada e nutritiva com alimentos protéicos de boa qualidade (carnes magras, aves, peixes, queijos brancos, leite desnatado, iogurte) e líquidos (água, sucos naturais, água de coco e chás).
Para acabar com a flacidez é necessário estar com o peso adequado, pois a gordura em excesso é armazenada como tecido adiposo em várias partes do corpo.
A solução está em manter o peso ideal, seguir uma dieta adequada e praticar exercícios para o enrijecimento dos músculos.
CABELOS
Para ter cabelos bonitos, evitando a queda e o enfraquecimento dos fios, é necessário ter uma alimentação bem colorida, onde você estará consumindo vitaminas e minerais na dose certa. Uma alimentação rica em vitamina A e complexo B, minerais zinco e selênio, além de ácidos graxos essencias é fundamental. Por isso consuma alimentos integrais (como aveia, centeio, cevada, arroz integral), frutas, frutas oleaginosas, legumes, soja, leite e derivados.
Dietas radicais, pobres em proteínas, vitaminas e minerais dificultam o crescimento dos fios e acarretam na perda do brilho e da força dos cabelos.
UNHAS
Unhas saudáveis são fortes, lisas e com um tom rosado. Para que elas estejam assim, procure consumir alimentos ricos em proteínas como carne vermelha, aves, peixes. Sempre optando por carnes de composição magra. Não deixe também de consumir alimentos ricos em cálcio, como: leite, queijo, iogurte e também vegetais e cereais integrais contemplando a sua alimentação com o aporte adequado de vitaminas e minerais.
CELULITE
A causa da celulite pode ser por diversos fatores ou pelo conjunto deles: sedentarismo, estresse, fumo, hábitos alimentares inadequados, problemas circulatórios, alterações hormonais, entre outros. Estar acima do peso faz com que piore o quadro da celulite, por isso procure manter seu peso ideal.
Uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras, carnes magras e cereais integrais, boa hidratação, além de manter um bom funcionamento e saúde intestinal podem colaborar e muito para prevenção e tratamento destes furinhos indesejáveis. Já doces, frituras, bebida alcoólica e alimentos industrializados, que contém muito sódio e conservantes, devem ser evitados, já que agravam a aparência da celulite. Lembre-se a prática de exercício físico é fundamental.
ESTRIA
A prevenção pode ocorrer através da hidratação da pele, controle de alterações de peso, chamado de “efeito sanfona” e por uma dieta equilibrada. Os tratamentos visam amenizar a aparência das estrias e envolvem ácido retinóico e procedimentos como peelings, além de dieta hipogordurosa e terapia nutricional antioxidante.
Fonte: Manual de Atendimento em Nutrição e Estética, 2ª edição, 2011 - IPGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário