A procura por academias tem aumentado significativamente nos últimos anos e a procura por suplementos nutricionais também, seja para uma melhor performance durante o exercício, motivos estéticos ou de qualidade de vida, o problema é que algumas pessoas chegam a tomar vários tipos de suplementos sem saber para que servem e acabam por cometer excessos, colocando a saúde em risco.
Conheça brevemente alguns suplementos nutricionais e suas propriedades:
MALTODEXTRINA
A maltodextrina é carboidrato vindo do amido de milho e é encontrada principalmente em pó para ser diluída em líquidos.
A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis de serem assimilados e utilizados pelo corpo. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante, o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (por exemplo, partida de tênis, jogo de futebol, basquete, vôlei, maratona, etc.).
A maltodextrina repõe a energia gasta durante a atividade física, melhorando o desempenho e retardando a fadiga, por meio da liberação gradual de glicose para o sangue.
WHEY PROTEIN
Whey Protein é a proteína do soro do leite, uma proteína de alto valor biológico que possui alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.
A whey protein fornece energia de rápida absorção aos músculos. Sua ação anticatabólica é interrompida em até 120 minutos, assim, pode ser de grande importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia muscular, pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteína, aminoácidos, garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico.
BCAA
O BCAA (leucina, isoleucina e valina) é um conjunto de aminoácidos de cadeia ramificada que representam aproximadamente um terço do total de aminoácidos presentes na musculatura. São essenciais para todas as reações de sínteses do tecido muscular, é indicado para praticantes de atividades físicas que desejam aumentar a massa muscular e principalmente protegê-la do catabolismo muscular (queima de massa muscular pelo organismo como fonte de energia para o corpo). Para modalidades esportivas que envolvem exercícios de endurance, intermitentes e picos de esforço de alta intensidade, como tênis, futebol, maratona, triathlon, ciclismo e artes marciais que exigem maior resistência e recuperação muscular.
ÓLEO DE CÁRTAMO
O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).
A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.
Leia mais: www.rgnutri.com.br/sp/dicas/prnpae.php
* Consulte um nutricionista ou médico para saber sobre a sua necessidade de utilização destes suplementos alimentares
Nenhum comentário:
Postar um comentário