segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dieta Mediterrânea e mulheres

ESTUDO: Dieta mediterrânea diminui o risco de câncer de mama invasivo

Um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association demonstrou que a dieta mediterrânea (DM) com óleo de oliva extra virgem foi benéfica na prevenção primária do câncer de mama invasivo.
 
Com o objetivo de avaliar o efeito da DM no câncer de mama, Toledo e colaboradores conduziram um estudo multicêntrico com 4.282 mulheres com idade entre 60 e 80 anos. As participantes foram aleatoriamente distribuídas em 3 grupos: as que receberam dieta mediterranea(DM) rica em óleo de oliva extra virgem (1 litro/semana) (grupo 1); DM suplementada com 30g de nozes mistas (grupo 2) ou dieta controle com pouca gordura (grupo 3).

Os resultados demonstraram que o consumo de DM rica em óleo de oliva reduziu em 62% o risco de câncer de mama invasivo quando comparado ao grupo que recebeu dieta controle.

 
Os autores afirmam que o potencial efeito benéfico da DM pode ser explicado por diversos mecanismos, e um deles é que a DM promove uma redução no dano oxidativo do DNA.
 
“A DM com óleo de oliva extra virgem foi benéfica na prevenção primária do câncer de mama invasivo, porém são necessários mais estudos com maior tempo de acompanhamento clínico para a confirmação desses achados”, concluem os autores.

Referência(s)

Toledo E, Salas-Salvadó J, Donat-Vargas C, Buil-Cosiales P, Estruch R, Ros E, Corella D, et al. Mediterranean Diet and Invasive Breast Cancer Risk Among Women at High Cardiovascular Risk in the PREDIMED Trial: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2015.
 
Como funciona a Dieta do Mediterraneo?
           
Dieta é baseada na alimentação dos países que formam a região do mediterrâneo como Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano, países banhados pelo mar Mediterrâneo. Embora esses países sejam diferentes em relação à cultura, religião e política, compartilham muitas semelhanças, como o clima, temperatura e solo que influenciam na agricultura e, consequentemente, nos costumes alimentares da população dessa região. O cardápio mediterrâneo se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma enorme variedade de ervas de cheiro, que dão cor e sabor especiais a esta culinária. Além disso, é caracterizado por um baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces, alimentos ricos em gordura e açúcar.
Para seguir a dieta é simples, recomenda-se adotar os mesmos hábitos alimentares dessa população. Incluindo em suas refeições os seguintes alimentos:

 
Frutas e hortaliças:Esses alimentos possuemgrande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que iram ajudar a prevenir o câncer.
Cereais:Fontes de carboidratos fornecem energia para o nosso organismo. Os cereais integrais, além de fornecer energia, também são fontes de fibras, nutrientes, minerais (zinco, fósforo, magnésio), vitaminas e energia.
Leguminosas:São fundamentais para uma alimentação saudável, possuem fibras e proteínas vegetais, por isso, o consumo regular combate a constipação, evitando o câncer de intestino e diminuem o nível do colesterol ruim (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças cardiovasculares.
Oleaginosas: Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que ajudam a reduzir o colesterol. Possuem Vitamina E e Selênio, que apresentam importante ação antioxidante.
Peixes:Ricos em ácidos graxos ômega – 3, proporcionados à nossa saúde diversos benefícios, como: diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.
Leite e derivados:São fontes de cálcio que contribui para a prevenção da osteoporose.
Vinho tinto:Possui em sua composição uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, assim, diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Azeite de oliva: É rico em ácido graxo monoinsaturado, que auxilia no aumento do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário