O maior rebanho bovino do mundo pertence ao Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) sugerem um número total de 170 a 207 milhões de cabeças de gado – quase ou mais que um boi por habitante. O Brasil é um caso muito importante de impacto ambiental da produção de gado de corte. O relatório de 2006 “A Longa Sombra do Gado de Corte”, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cita o Brasil muitas vezes e chama a atenção para as peculiaridades do país.
Enquanto em países desenvolvidos a maior parte dos gases de efeito estufa (GEE) vem do setor energético, a mais recente estimativa divulgada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com base em dados de 1994, revela que 55% a 60% das emissões brasileiras resultam do desflorestamento, geralmente para abertura de novas pastagens.
De fato o o brasileiro come muita carne, muitas pessoas não sabem cozinhar sem carne e consomem diariamente carne no almoço e no jantar. Tudo em excesso faz mal o consumo excessivo de carne vermelha não é uma exceção. Além de problemas cardiovasculares, já foi comprovado que o consumo excessivo de carne vermelha também aumenta a probabilidade da ocorrência de alguns tipos de câncer e seu consumo também está ligado com doenças como a diabetes, hipercolesterolemia, artrite e hipertensão. Vamos pensar em diminiur esse consumo exagerado de carne principalmente vermelha??
Segue alguns alimentos que sao otimos substitutos da carne e ideais para vegans, pois nao possuem aditivo animal:
Tofu: também conhecido por queijo de soja. O tofu é fácil de preparar e dá para um sem número de receitas. O tofu também serve para substituir os ovos na preparação de bolos, doces,…
Proteína de Soja: ou soja texturizada, sua textura lembra a da carne moida e quando bem temperada è otima para substituir este tipo de carne.
Tempeh: é um alimento com origem na indonésia, fermentado a partir das sementes de soja e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja.
Seitan: feito a partir da farinha de trigo integral ou de glúten de trigo, é um óptimo substituto da carne, não só o conteúdo proteico como também para a preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Grãos: são os alimentos que estão na base da nossa alimentação. Fornecem hidratos de carbono, fibras e vitamina B. Os principais são: soja, trigo, milho, aveia, centeio, cevada, farinha de trigo integral, farinha de milho, aveia, cevada, quinoa,…
Frutas e Vegetais: devem estar sempre presentes. Um prato colorido é sempre mais saúdavel. Dê preferencia aos alimentos frescos.
Bebidas: bebida de soja, bebida de arroz, bebida de canhâmo, bebida de aveia, são “leites” vegetais com alto teor nutritivo, baixo em calorias e sem colestrol.
Legumes: Feijao, lentilha, ervilha...esses conhecemos bem na cozinha brasileira!
RECEITA: Almôndega de soja |
|