sexta-feira, 24 de junho de 2011



MELATONINA –
 Hormônio Rejuvenescedor


A Melatonina é um neuro-hormônio, conhecido como o hormônio da "manutenção do tempo", é secretado naturalmente pelo corpo durante a noite. Ele é uma espécie de sinal biológico para a chegada da noite, permitindo que o organismo sincronize seu funcionamento com o passar do dia e da noite. Esse hormônio é produzido a partir do momento em que fechamos os olhos. Na presença de luz, entretanto, é enviada uma mensagem neuro-endócrina bloqueando a sua formação, portanto, a secreção dessa substância é quase exclusivamente determinada por estruturas fotossensíveis, principalmente a noite.
Outro ponto a ser considerado é que a produção da melatonina varia ao longo do nosso desenvolvimento, a maior concentração de melatonina ocorre durante a infância, caindo rapidamente antes do início da puberdade e sofrendo nova queda acentuada durante a vida adulta. Dessa forma, postula-se ainda que a melatonina teria papel importante durante o ciclo da vida, ou seja, no crescimento, no desenvolvimento e amadurecimento, bem como no processo de envelhecimento.

O declínio da produção de Melatonina pode ter várias causas, entre elas: desnutrição, interação de drogas e medicamentos, stress e como já citado o envelhecimento.
Efeitos benéficos da melatonina
Os cientistas já relataram vários efeitos benéficos da melatonina, incluindo seu papel como anti-aiging, por estimular a produção de GH (hormônio do crescimento), também pela sua ação antioxidante (proteção celular), antidepressivo e como coadjuvante em problemas relacionados ao sono. Também há estudos em andamento sobre a sua função no combate e prevenção da obesidade.
Outra função atribuída à melatonina, através da administração suplementar é na recuperação de neurónios afectados pela doença de Alzheimer e por episódios de isquemia (como os resultantes de acidentes vasculares cerebrais).
Como suprir a falta de Melatonina no organismo?
A melatonina existe em pequenas quantidades em frutos e vegetais como a cebola, a cereja e a banana, em cereais como o milho, a aveia e o arroz, em plantas aromáticas como a hortelã, a verbena, a salva e o tomilho, e no vinho tinto. No Brasil a suplementação de melatonina ainda é proibida.


...Então procure dormir em um ambiente tranquilo com pouco som e sem claridade, para assim, ocorrer a secretação da melatonina!!

Artigo Científico: Efeitos da melatonina no sistema genital feminino: breve revisão - Carla C. Maganhin; Adriana Aparecida Ferraz Carbonel; Juliana Halley Hatty; Luiz Fernando Portugal Fuchs; Itamar Souza de Oliveira-Júnior; Manuel de Jesus Simões; Ricardo S. Simões; Edmund C. Baracat; José Maria Soares-Jr

2 comentários:

  1. estou precisando de melatonina, isso só é possivel obter com receitas medicas?

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos eu estou usando Melatonina já faz 4 anos e estou tendo ótimos benefícios pois tenho uma noite de sono muito boa.

    Acordo bem descansada, isso que durmo apenas 6 horas por noite.

    A única dificuldade é para conseguir comprar a Melatonina precisa de Receita Médica, eu estou conseguindo comprar Melatonina sem Receita Médica nessa loja virtual:

    ciadosuplemento.com

    Eles enviam para qualquer Cidade o Brasil pelos Correios.

    ResponderExcluir