Gestação: período no qual ocorre um aumento das necessidades nutricionais para síntese de tecidos fetais, desenvolvimento da placenta, hipertrofia dos tecidos maternos, aumento do volume sanguíneo e formação do líquido amniótico. Além de visar o armazenamento de energia para a lactação.
A gestação é o momento em que a mulher está linda porque tem barriga! Porém a mamãe deve ter cuidado com os exageros, principalmente de alimentos pouco saudáveis. Não pense que nesse período a gestante pode “comer por dois”. Isso não é verdade e, se acontecer, faz aumentar o peso demasiadamente e recuperá-lo peso após o parto, se torna uma tarefa muito mais difícil.
Em média deve-se engordar de 9 a 12kg por gestação (para eutróficas). Sabe-se que o ganho excessivo de peso durante o período gestacional ou iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de risco importantes para complicações, principalmente no final da gestação como diabetes gestacional, eclampsia ou pré-eclampsia e riscos obstétricos durante o parto.
Para ter uma gestação saudável são necessários alguns cuidados como:
- Fracionar a alimentação diária em pelo menos 5 refeições com intervalos de mais ou menos 3 horas. Irá ajudar na digestão, evitando a azia, além auxiliar no equilíbrio do organismo como um todo.
- Deve-se beber líquidos constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia. Isto ajuda a combater os inchaços muito comuns na gravidez;
- Cuidado com as bebidas alcoólicas. O álcool pode provocar a síndrome alcoólica fetal que, além de resultar na má formação de alguns órgãos vitais pode provocar lesões irreversíveis no sistema nervoso do feto.
- Fumantes são mais suscetíveis a abortos, o ganho de peso do bebê pode ficar afetado, além de diversas complicações pós parto.
- Evitar o consumo de adoçantes durante a gravidez, exceto quando prescrito por nutricionista ou médico.
Segue alguns nutrientes fundamentais no período gestacional:
Ácido fólico: atua na formação do tubo neural, evitando má-formação fetal. É encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, couve e vegetais verde-escuros em geral; miúdos; feijão branco e legumes.
Cálcio: fundamental na formação óssea da criança, além de ajudar na manutenção da estrutura óssea da gestante. As principais fontes deste nutriente são: leite, iogurte, queijos, couve, semente de girassol e de linhaça, gergelim, entre outros.
Vitamina D: favorece a absorção do cálcio pelo organismo. O sol é a melhor forma de produção de vitamina D (atenção aos horários para tomar sol!) e, na alimentação, encontramos este nutriente no leite, fígado, atum, salmão e sardinha.
Ferro: previne o desenvolvimento de anemia. É encontrado em carnes vermelhas, miúdos, fígado, verduras verde-escuras, gema de ovo, entre outros.
Vitamina C: auxiliar na absorção do ferro. Fontes: frutas cítricas como laranja, limão, acerola, maracujá, kiwi, etc. Também está presente nos vegetais folhosos.
Fibras dietéticas: como a gestante tende a constipar, as fibras estimulam o bom funcionamento intestinal. É encontrada em alimentos integrais (arroz, massa, pão, granola, linhaça e outros cereais), verduras e legumes crus e frutas com casca e bagaço.
ATENÇÃO: Evite carnes e ovos crus, excessos de café, álcool, adoçantes, chás, refrigerantes, sal e doces, higienize bem os hortifrutis, fale com seu nutricionista antes de suplementar nutrientes
O EQUILIBRIO NA ALIMENTAÇÃO É FUNDAMENTAL!