domingo, 19 de fevereiro de 2012

TERMOGÊNICOS

QUEIMADORES DE GORDURINHAS


Estamos em pleno verão e aquelas gordurinhas localizadas acabam por encomodar. Cada vez mais surgem produtos que prometem auxiliar na eliminação da gordura localizada, que são os termogênicos.

Para entender o que são e como agem os suplementos termogênicos é necessário entender o que é o metabolismo, que é o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo afim de que esse gaste energia, ou seja, é a quantidade de calorias que o corpo queima para se manter ativo.

A velocidade na qual o corpo queima essas calorias é chamada de taxa metabólica, que é determinada basicamente por fatores genéticos. O metabolismo rápido, resulta em melhor aproveitamento energético das substâncias ingeridas, o que ocasiona facilidade para emagrecer. Já um metabolismo lento, significa que o organismo reserva as gorduras e vai queimando-as aos poucos, o que resulta em dificuldade para emagrecer.

Os termogênicos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o processo da queima de calorias. Os suplementos pertencentes à essa categoria, também auxiliam no metabolismo da gordura estocada pelo organismo, fazendo que com elas fiquem disponíveis para serem utilizadas como combustível.
Para que fique mais claro, basta pensar em nosso organismo como uma espécie de máquina - ao acelerar o processo de queima de energia, nosso corpo precisa de mais combustível para funcionar e, dessa forma, utiliza a gordura acumulada, queimando-a de forma rápida e eficiente.


O chá verde, a cafeína, o guaraná e o extrato de laranja amarga são os mais consagrados. Os efeitos termogênicos do chá verde são devidos à interação das catequinas e a cafeína.  A cafeína tem excelentes propriedades termogênicas e, por isso, é encontrada na maioria dos suplementos dessa categoria. Sua função é quebrar e mobilizar a gordura, fazendo com que o corpo utilize-a como energia. Outra função muito conhecida da cafeína é aumentar os estímulos e evitar a fadiga muscular durante as atividades físicas.

O guaraná é rico em cafeína, sendo um ótimo aliado para a queima de gordura e aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares.

O extrato da laranja amarga (citrus auriantium) se liga aos receptores de gordura no tecido adiposo estimulando a lipólise (queima de gordura), acelerando o metabolismo e, consequentemente, promovendo maior gasto calórico.
Além destes, os produtos que possuem ácido linoléico podem ser descritos como as “gorduras que queimam gorduras”. Famosos por sua ação na redução da gordura abdominal, potencializam a redução de medidas. Produzidos à base de ácido linoléico, eles têm a capacidade de inibir a atividade da enzima lípase lipoprotéica (LPL), que quando tem seu ritmo de atuação diminuído, o organismo é obrigado a usar a gordura acumulada para as atividades físicas, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras.


Dica: o nutricionista é o profissional adequado para identificar qual é a verdadeira causa do excesso de peso e fazer a escolha correta do suplemento para cada caso. Se utilizados com a orientação de um profissional capacitado e associados a um programa de re-educação alimentar e atividade física, os suplementos podem ser ótimos coadjuvantes na perda de peso!